Fale Conosco
Para enviar uma sugestão
clique aqui
| Home | Cartas | Economia & Política | Educação & Cultura | Educação Sexual | Geral | Turismo | Saúde & Beleza |
| Pontos & Reticências | Empresas & Negócios | Anúncios & Comunicados | Meio Ambiente | Esportes | Humor | Cidades |
| Literatura | Profissões | Comunidades | Rotary | Defesa Nacional | Vídeos | Tudo | Contato | Links |
Ubatuba
Ubatuba é a melhor cidade do Litoral Norte
Modelo Pedagógico Contextualizado
Cidades Irmãs
Feriado lota Litoral Norte
Encontro lança Fórum Regional de Turismo do Litoral Norte
ONG de Ubatuba inicia Projeto Marinas do Rio ao Mar
22ª Feira das Nações
38º Congresso Brasileiro de Agências de Viagens
Cruzeiros marítimos II
Vela
Copa do Mundo
I Regata Troféu das Ilhas
Cinema
Irregularidades e Esclarecimentos
Turismo receptivo
O polvo escolhe a FIAT
Gestão 2010/2011
Mansão na Mata Atlântica
5ª edição do Salão Nacional de Turismo
+ Veja mais
ONG de Ubatuba inicia Projeto Marinas do Rio ao Mar
Educação Ambiental para profissionais da área náutica e da pesca
23/10/2010   imagem/foto: Divulgação
A qualidade das águas é fator determinante para o movimento do turismo no litoral brasileiro. Com a intenção de auxiliar o segmento náutico na compreensão de como exercer seu papel econômico sem custos à qualidade do meio ambiente, a Associação Sócioambientalista Somos Ubatuba (ASSU) deu início em agosto ao Projeto Marinas do rio ao mar. Este Projeto, fomentado pelo FEHIDRO (Fundo Estadual de Recursos Hídricos), é a parte educacional do Projeto Marinas, coordenado pela Agência Ambiental de Ubatuba – CETESB desde 2005. Seus objetivos são produzir, sistematizar e divulgar informações sobre os vários tipos de poluição associadas às atividades náuticas. Além, claro, de mobilizar pessoas e empreendimentos náuticos acerca do cuidado das águas.

Para isto, a equipe do Projeto realizará oficinas de consolidação de BPMs (Boas Práticas de Manejo) para funcionários que atuam neste setor - marinas, iates clubes, garagens, mecânicas e comunidades pesqueiras localizadas no litoral norte paulista. Outras ações serão realizadas pela equipe do Projeto, tais como: palestras sobre os impactos ambientais das atividades náuticas, gincanas eco-cooperativas nas escolas públicas e/ou comunidades no entorno das instalações náuticas, elaboração do manual «Gestão Ambiental das Atividades náuticas» e de material educativo de apoio para o público diverso, oficinas de diagnóstico participativo e de elaboração de projetos para os trabalhadores envolvidos com a pesca.

Os Educadores Ambientais que trabalham no Projeto acreditam que uma das ações mais efetivas para a transformação do quadro de degradação ambiental é integrar o público alvo a sua bacia hidrográfica, sensibilizando-o acerca das relações entre homem-natureza. Deste modo, os participantes das ações do Projeto poderão atuar como sujeitos replicadores e multiplicadores das informações sobre conservação ambiental e desenvolvimento sustentável.

Oficina de Educação Ambiental para o setor náutico será realizada nos próximos dias

A Associação Sócioambientalista Somos Ubatuba - a ASSU é uma instituição com dez anos de existência e destaque na gestão costeira do litoral norte. Desde agosto de 2010, a ASSU vem articulando o Projeto Marinas do Rio ao Mar com o objetivo de promover educação ambiental produzindo, sistematizando e divulgando os tipos de poluição associadas às atividades náuticas. Para isso, os Educadores Ambientais que fazem parte do Projeto têm a satisfação de convidar todos os funcionários do segmento náutico, marinheiros e prestadores de serviço a participar da Oficina de Boas Práticas de Manutenção. A oficina tem duração de 4 horas e os participantes ganharão apostila, camiseta e certificado. Seguem abaixo as datas, os locais e horários de realização da oficina:

25/10 - Aquário de Ubatuba - Itaguá - das 14:00 às 18:00

28/10 - Ubatuba Iate Clube - Saco da Ribeira - das 14:00 às 18:00

04/11 - Ubatuba Iate Clube - Saco da Ribeira - das 14:00 às 18:00

A oficina é gratuita, mas as vagas são limitadas. As inscrições podem ser feitas no local da oficina ou enviadas ao email gaiadeubatuba@hotmail.com.


Assessoria de Imprensa do Projeto Marinas do rio ao mar.
Contato: vitacaos@yahoo.com.br/ www.assu.org.br



Enviado por
Cristiane G. Zarpelão
Assessora de Comunicação
Associação Comercial de Ubatuba
MTB 43.357
e-mail: imprensa@aciubatuba.com.br
site: www.aciubatuba.com.br
Tel: (12) 3834 1449/ (12) 9185 3197











| Cartas | Economia & Política | Educação & Cultura | Educação Sexual | Geral | Turismo | Saúde & Beleza |
| Pontos & Reticências | Empresas & Negócios | Anúncios & Comunicados | Meio Ambiente | Esportes | Humor | Cidades |
| Literatura | Profissões | Comunidades | Rotary | Defesa Nacional | Vídeos | Tudo | Contato |

A V V
Comunicação & Marketing Ltda
Jornal da Paulista Email:jornaldapaulista@gmail.com
 

© Copyright Mexma - Webdesign 2005-2013 Todos os direitos reservados