Fale Conosco
Para enviar uma sugestão
clique aqui
| Home | Cartas | Economia & Política | Educação & Cultura | Educação Sexual | Geral | Turismo | Saúde & Beleza |
| Pontos & Reticências | Empresas & Negócios | Anúncios & Comunicados | Idiomas | Esportes | Sorocaba do Futuro | Cidades |
| Literatura | Profissões | Comunidades | Tudo | Contato | Links |
Sorocaba
A maior montadora do mundo
Usina CineCult
Recuperação das nascentes
Meio ambiente e saúde da população
Inovação e Pesquisa
Escola em Tempo Integral
Competências Ambientais e o Comdema
Música instrumental
Preservação e recuperação ambiental
CDP de Aparecidinha
Palacete Scarpa
137º Aniversário de Santos Dumont
"9 de Julho"
Música Clássica
Brigadeiro lota "Casa do Cidadão"
"Made in" Sorocaba
Lição de casa
Biodiversidade
Tradição Tropeira
+ Veja mais
Preservação e recuperação ambiental
Sorocaba investe na recuperação das nascentes
31/07/2010   foto: Jussara de Lima Carvalho
O município possui uma densa e perene malha hídrica, composta por mais de 2.800 nascentes e, aproximadamente, 2.160 hectares de Área de Preservação Permanente (APP) no entorno delas.


Com o objetivo de ajudar a garantir a qualidade e a quantidade da água de rios e córregos, a Prefeitura de Sorocaba, por meio da Secretaria do Meio Ambiente (Sema) e o Serviço Autônomo de Água e Esgoto de Sorocaba (Saae), está realizando um trabalho de preservação e recuperação ambiental de mais de 2.800 nascentes identificadas em áreas urbanas (66%) e rurais (34%) do município. Junto com essa ação também está sendo feita a recuperação das matas ciliares, que são fundamentais para a proteção das águas e do solo, reduzindo, por exemplo, o assoreamento de rios, lagos e represas.

«Além de contribuir para melhorar a qualidade da água das nossas nascentes, esse trabalho também vai envolver as comunidades locais no processo de manutenção e preservação das áreas ciliares e nascentes. Com isso, garantimos a sustentabilidade do processo, criando uma responsabilidade deles com o meio ambiente», explica a secretária do Meio Ambiente, Jussara de Lima Carvalho.

De acordo com Jussara, essa ação faz parte de uma das 10 diretivas do Programa «Município Verde Azul», que é a recuperação e proteção das nascentes. «Estamos fazendo o georreferenciamento de 3% das nossas nascentes por ano, que é exigido pelo programa», explica Jussara. Até o momento, 85 nascentes de áreas públicas do município foram georreferenciadas e diagnosticadas, a fim de estabelecer diretrizes e metas para a recuperação e preservação das nascentes que constituem elementos vitais na manutenção da qualidade ambiental do município e região.

A proposta da Secretaria do Meio Ambiente é recuperar 30% da mata ciliar urbana e das nascentes urbanas e rurais até 2012. O plano global é para a recuperação de 100% até 2028, se forem mantidas as metas anuais de recuperação. Em 2009, foram plantadas 19.500 mudas de árvores nativas em áreas ciliares do município.

As áreas priorizadas pela Sema para a recuperação das nascentes têm as seguintes características: locais com alto e baixo índice de densidade e diversidade de espécies; parques e praças; áreas ciliares em locais com captação de água; locais de conectividade com remanescentes florestais; e nascentes em locais com problemas de erosão e assoreamento de corpos d'água.

O Parque Natural da Cachoeira, no bairro Wanel Ville, é um dos locais que a equipe da Sema está trabalhando. Lá já foram identificadas 10 nascentes. «Acredito que tenha pelo menos mais umas cinco nessa área», conta Ricardo Naccarati, gestor ambiental da Sema e coordenador do trabalho. A secretaria também já esteve na Unidade de Preservação Governador Mário Covas, na Zona Industrial. No local foram encontradas pegadas e fezes de veado, capivara e outros animais. «Identificamos fauna na região, poucas áreas de Sorocaba tem isso ainda», declara Ricardo.

Outros dois locais onde a equipe já trabalhou é a nascente no Parque da Biquinha, que é modelo para educação ambiental; e o Parque Bráulio Guedes, onde as nascentes são consideradas modelo de recuperação ambiental. «Lá é muito bonito e um dos únicos locais onde não há presença de lixo doméstico», conta Naccarati.

Como é feito

O trabalho está dividido em três momentos. Na primeira etapa, realizada em junho de 2009, a equipe técnica da Secretaria do Meio Ambiente realizou a identificação e o levantamento das nascentes existentes, por meio de fotografias aéreas e por softwares de geoprocessamento. Já, nesta segunda etapa, teve início a identificação geográfica das nascentes, a caracterização e o diagnóstico. O terceiro momento é com a intervenção necessária para a recuperação e preservação de cada uma delas.

A equipe vai até o local, identifica a nascente pelo corpo hídrico (córrego ou rio), registra as coordenadas geográficas e implanta uma estaca que identifica física e numericamente a nascente. Em seguida, é feito o diagnóstico do local, onde, entre outros aspectos, é verificado o volume da vertente, a vegetação do entorno, presença de espécies exóticas, de lixo doméstico e de fauna, por exemplo. Por fim, a equipe identifica a urgência de intervenção em cada local e qual o tipo de ação que deve ser feita para recuperar ou proteger a nascente, como o isolamento com cerca, contenção de erosão e plantio de espécies nativas.

Além disso, a equipe também faz a coleta da água em locais pré-definidos, que é encaminhado ao Saae para análise dos padrões de potabilidade.

Uma próxima etapa terá início em agosto, quando a Secretaria do Meio Ambiente quer se reunir com proprietários de áreas rurais localizados na zona leste da cidade, Sindicato Rural e associação de moradores de bairros para começar a fazer esse mesmo trabalho em áreas particulares, espaços fundamentais para a produção de água de qualidade no município. «Será necessária a sensibilização e a autorização desses proprietários para propormos melhorias nas nascentes dessas áreas privadas», explica Ricardo Naccarati.


Prefeitura de Sorocaba – Secretaria de Comunicação (Secom)
tels: (15) 3238.2496 / 2497 / 2498
Mariana Antunes de Campos
MaCampos@sorocaba.sp.gov.br










| Cartas | Economia & Política | Educação & Cultura | Educação Sexual | Geral | Turismo | Saúde & Beleza |
| Pontos & Reticências | Empresas & Negócios | Anúncios & Comunicados | Idiomas | Esportes | Sorocaba do Futuro | Cidades |
| Literatura | Profissões | Comunidades | Tudo | Contato |

A V V
Comunicação & Marketing Ltda
Rua Honório Maia 440
Tatuapé - São Paulo - SP
Tels: (11) 7451-0794 / (15) 3236-6042
Email:jornaldapaulista@gmail.com
 

© Copyright Mexma - Webdesign 2005-2010 Todos os direitos reservados