|
|
Defesa Civil entra em ação
Prefeitura intensifica atendimento a famílias prejudicadas pela chuva
30/01/2010
fotos: Zaqueu Proença
O alto índice de chuvas nos últimos meses tem comprometido as áreas mais baixas da cidade de Sorocaba. Novamente, a chuva forte que caiu na cidade na noite de quinta-feira (28) e que perdurou por boa parte da madrugada desta sexta-feira (29), provocou a elevação do nível do Rio Sorocaba e de seus afluentes. Cinco bairros ficaram alagados e a Avenida Dom Aguirre permaneceu interditada. A situação levou o prefeito Vitor Lippi a visitar os locais mais atingidos para conversar com os moradores.
A situação provocou alagamento nos bairros Vitória Régia, São Bento, Maria do Carmo, Santo André e Mineirão. Para amenizar o problema desses moradores, a Prefeitura de Sorocaba elaborou uma operação intersetorial, que conta ajuda de voluntários, da Defesa Civil, da Guarda Municipal e das secretarias da Cidadania, de Segurança Comunitária, da Educação e da Saúde.
Lippi visitou esses bairros ao lado do vice-prefeito José Aílton Ribeiro e do secretário de Governo e Planejamento, Rodrigo Moreno. «Vim para ouvir dessas famílias se há mais alguma coisa que podemos fazer neste momento difícil, para saber o que precisam e, além disso, reforçar nosso compromisso de solidariedade, apoio e assistência social e suporte», afirmou.
O prefeito informou que as famílias dos bairros São Bento e Santo André terão prioridade entre as beneficiadas dos futuros conjuntos habitacionais da cidade, a serem construídos dentro de um prazo de dois anos. «Estamos empenhados em melhorar a situação dessas pessoas. Existem cerca de 300 famílias em situação de risco na cidade e a prioridade do meu governo está focada em melhorar a situação delas. Nós já solucionamos os problemas de mil famílias, mas vamos continuar perseguindo a meta de Vítima Zero de Enchente em Sorocaba», destacou Lippi.
Medidas emergenciais
Nesta sexta-feira, o prefeito Vitor Lippi ordenou a compra de alimentação e equipamentos de segurança para a população que reside nos locais afetados. Foram entregues 900 refeições aos moradores dos bairros Vitória Régia, Santo André, São Bento, Mineirão e Maria do Carmo.
Outra ordenação de Lippi foi a imediata instalação, por parte da Secretaria da Cidadania e da Guarda Municipal, de bases operacionais nos locais mais afetados pelas enchentes para atendimento às famílias e a instalação de banheiros químicos. Houve ainda a distribuição de botas impermeabilizantes aos moradores, para ajudar na diminuição do contato de adultos e crianças com a água da chuva. «O importante agora é diminuir os riscos de doenças e promover uma ação social para que as famílias aguardem a redução do nível da água» disse Vitor Lippi.
_________________________________________________________________
Balanço – Defesa Civil – 29/01/2010 (nº 2)
O temporal que atingiu Sorocaba na noite de quinta-feira (28), somado ao volume acumulado de chuvas das últimas semanas e à maior vazão da Represa de Itupararanga, voltou a aumentar os pontos de inundação e alagamento em Sorocaba.
A Defesa Civil tem trabalhado desde a noite de quinta-feira visitando os locais atingidos. Em pelo menos cinco bairros, onde já havia esta situação de inundação nos últimos dias, foi registrado um aumento das inundações. Os bairros são Jardim Maria do Carmo, Vitória Régia, Parque São Bento II, Santo André II e Mineirão.
A prioridade foi atender às necessidades das famílias afetadas e escolas foram disponibilizadas para abrigar aqueles que não tinham condições de permanecer em suas casas, embora a maioria prefira ficar nos imóveis ou em casas de parentes.
No Jardim Santo André II, 21 famílias (totalizando 64 pessoas) concordaram em ficar na EM Zilah Dias de Melo Scherepel. No Parque Vitória Régia, outras duas escolas (EM Norma Justa Dall´Ara e EM Inês Rodrigues Cesarotti) foram preparadas para abrigar famílias que concordassem em deixar suas casas.
Conforme o coordenador da Defesa Civil, Roberto Montgomery Soares, um microonibus foi disponibilizado para levar as famílias, mas, até o início da noite, moradores do Parque São Bento e do Parque Vitória Régia, que receberam essa recomendação da Defesa Civil, se recusaram a ficar nas escolas.
Nas casas inundadas não há condições para cozinhar e a Defesa Civil permanecerá fornecendo alimentação para as famílias afetadas. Nesta sexta-feira foram distribuídas 900 refeições no horário do almoço e continuarão sendo repetidas no jantar e café da manhã.
Enquanto a água não abaixa, continua a preocupação com o risco de doenças, especialmente a Leptospirose. Nesta sexta-feira (29) a Prefeitura iniciou a distribuição de botas para moradores dos bairros inundados. Foram comprados 500 pares de botas em caráter emergencial. Uma cota de 350 pares já foi distribuída nesta sexta-feira e a ação continua nos próximos dias.
Uma equipe percorreu áreas de risco de deslizamento. Foram visitados seis pontos e duas casas foram parcialmente interditadas. Uma delas fica na Vila Nova Esperança e a outra no Jardim Baronesa. A Defesa Civil retornará a esses locais na noite desta sexta-feira (29) para cobrir com lona.
A Avenida Dom Aguirre permanece interditada nos dois sentidos na altura da Praça Lions, sob a ponte Francisco Dell´Osso e na região do Parque das Águas. A Rua 15 de agosto também continua com o trânsito impedido.
Quantidade de chuva
Na noite de quinta-feira (28) a pancada de chuva foi mais forte na região do Éden, onde foram registrados 37,2 milímetros de precipitação pluviométrica na quinta-feira. O acumulado dos últimos três dias é de 40,4 milímetros.
O pluviômetro do aterro municipal, no Retiro São João, registrou 35 milímetros e no Paço Municipal foram 30 milímetros de chuva. Outro equipamento instalado no Cerrado apontou 20,5 milímetros naquela região.
Prefeitura de Sorocaba – Secretaria de Comunicação
tels: 3238 – 245 / 2497 / 2498 / 2499
Evenize de Cássia Batista
T_EBatista@sorocaba.sp.gov.br
|





|